05/03/2008

Yes she can !

E cá está, mais uma vez as sondagens falham.
Hillary vence nos estados mais importantes de ontem.

Vitória de Obama
Vermont - 60% vs 38% (86% dos resultados apurados)

Vitórias de Hillary
Rhode Island - 58% vs 40% (98% dos resultados apurados)
Ohio - 54% vs 44% (99% dos resultados apurados)
Texas - 51% vs 48% (99% dos resultados apurados)



A campanha de Hillary tem agora um novo slogan "Yes she will" (ela vai fazer) para contrariar o "Yes we can" (nós podemos fazer) de Obama. Hillary utiliza o "Yes we will" e os apoiantes "Yes she will". Excelente! Mas só funciona porque ela venceu hoje...

Na verdade o resultado de hoje é muito mais positivo para Obama do que parece. A perspectiva de resultados há 3 meses era uma margem de vitória de Hillary no Ohio de 20% e 30% no Texas.

Apesar dos resultados apurados estarem perto dos 100% a atribuição dos delegados ainda está muito longe de concluída. Tive a oportunidade de descrever aqui o sistema eleitoral do Texas que é muito complexo.
Com 99% dos votos contados ainda só estão atribuídos 26 dos 193 delegados (126 das primárias + 67 dos caucusses).

Com círculos eleitorais muito pequenos, com caucus muito participados e com um resultado global de 51% vs 48%, a atribuição de delegados pode ser muito diferente da percentagem dos votos. Não me admirava nada que Obama elegesse mais delegados no Texas do que Hillary apesar de ter menos votos... Já aconteceu algo parecido na California este ano...

A minha conclusão neste momento é que é necessário esperar mais algumas horas para poder perceber qual o real impacto das eleições de ontem no resultado final.
Obama continua à frente em delegados e os próximos estados a votar são-lhe mais favoráveis. Por outro lado, Hillary quebrou o momentum de Obama e agora os seus apoiantes dizem "Yes she will".

Sem comentários: