24/03/2008

As semanas fantasticas (1)

Vou ser pai pela primeira vez dentro de dias e está na hora de sistematizar os conhecimentos adquiridos na pilha de livros que li sobre o assunto.

Para mais sobre crianças e família visite http://www.familias-madeira.com/

Esta primeira sequência de posts é de um dos livros que estive a ler:







The Wonder Weeks
Hetty Vanderijt, Ph.D.
Frans Plooij, Ph.D.

O livro “The Wonder Weeks” descreve o primeiro ano de vida de um bebé. Apresenta o que é que o bebé começa a conseguir fazer e em que período de referência (por exemplo à 5.ª semana), utilizando uma lista de competências para cada uma dessas semanas.





Todo o livro baseia-se no princípio que, mesmo estando saudável, um bebé tem ocasionalmente períodos em que está mais choroso, problemático, carente e rabugento. Os autores alegam que esses períodos acontecem porque estão a existir grandes mudanças no corpo e cérebro do bebé que lhe vão permitir começar a fazer novas “habilidades”. Com esta abordagem, os períodos mais difíceis do bebé podem ser encarados de uma forma positiva pelos pais, deixando mais facilmente para trás o transtorno e a dificuldade que essas alturas representam. Num período difícil é momento de estar atento às novas habilidades que o bebé vai começar a fazer…

Com base numa análise estatística os autores descobriram que os bebés costumam ter períodos mais problemáticos em determinadas semanas. Estas semanas de referência correspondem a um bebé nascido na semana 40. Caso o bebé tenha nascido antes ou depois é necessário deslocar a semana de referência na mesma quantidade de tempo.

As semanas de referência são:

Semana 5 - O mundo das sensações
Semana 8 - O mundo dos padrões
Semana 12 - O mundo das transições suaves
Semana 19 - O mundo dos eventos
Semana 26 - O mundo dos relacionamentos
Semana 37 - O mundo das categorias
Semana 46 - O mundo das sequências
Semana 55 - O mundo dos programas


Sem comentários: