Bill Richardson, foi um candidato democrata nesta corrida presidencial dos EstadosUnidos que já desistiu. Veio agora anunciar o seu apoio a Obama.
Richardson é um apoio muito importante porque era o único candidato latino entre os democratas e o voto latino tem sido mais favorável a Hillary. O voto latino será importante nas eleições de 22 de Abril do maior estado que falta votar - a Pennsylvania.
Bill Richardson foi Governador do Novo México e Secretário de Estado da Energia, mas teve apenas 1% dos votos no estado do Novo México, em que Hillary ganhou com 49% contra 48% de Obama. Este experiente democrata tem praticamente a mesma idade de Hillary e baseou a sua campanha no tema da experiência, tal como Hillary estava a fazer no início.
Curiosamente, na declaração de apoio a Obama, Bill Richardson disse que era tempo de mudar de geração na liderança do país. Argumento que tanto serve para atacar o Republicano McCain, como para justificar a opção por Obama em vez de Hillary de quem Richardson diz ser muito amigo.
Richardson é uma das possibilidades para vice-presidente, mas acho que será na melhor hipótese uma terceira escolha depois de Hillary e Edwards.
Entretanto existiu a convenção estadual no Iowa e Obama acrescentou mais uns delegados à sua vantagem, nomeadamente alguns que antes apoiavam Edwards.
24/03/2008
Mais um apoio de peso para Obama
Por Unknown à(s) 3/24/2008 05:09:00 da manhã
Marcas: Internacional, politica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
De facto foi um apoio bem "sacado" por Obama. Para além de ser um único governador democrata latino [grupo que como bem dizes votará à partida Hillary], é uma pessoa que segundo consta, pertencia ao círculo interno de amigos dos Clinton [este casal esteve, segundo notícias veiculadas nos jornais, na casa dele para ver a última Super Bowl, que já se sabe é um acontecimneto mediático nos EUA].
Com estas condicionantes todas, este apoio constitui mais um grande sinal de dinâmica de vitória que Obama está a conseguir gerar.
E este Bill é um superdelegado!
A sua decisão pode fazer com que outros super delegados tomem a decisão, uma vez que estão todos a ser muito pressionados pela campanha de Clinton com base em relacionamentos pessoais...
Se este grande amigo escolhe Obama muitos se poderão seguir...
Vários eleitos por Edwards já definiram o seu voto para Obama na convenção estadual do Iowa.
Continua a não haver acordo para Florida e Michigan e dificilmente haverá um acordo que faça alterar o resultado global.
Mas as sondagens para a Pennsylvania continuam a dar larga vantagem para Hillary.
Se o resultado deste estado fosse mau ela seguramente desistia, mas assim a luta vai continuar...
Enviar um comentário