26/03/2008

A escolha de um nome

O nome de uma criança é uma decisão difícil não só porque a variedade é muita, como também é a forma como a pessoa recém nascida será chamada o resto da vida.

Já temos o nome escolhido há muitos meses… ainda nem sabíamos se seria menino ou menina e já tínhamos uma escolha para cada um dos sexos.

Eu e a Ana Beatriz estabelecemos um conjunto de regras prévias para a escolha do nome da menina que agora está quase a nascer:

- Não repetir o nome dos familiares próximos e sobretudo dos pais ou avós
- Ser um nome que nos proporcionasse imagens positivas
- Não ser um nome chocante ou muito difícil de pronunciar
- Ter um nome que pudesse ser facilmente utilizado noutras línguas, nomeadamente Inglês.
- Ser um nome prático, mas também um nome com impacto.
- Não ser um nome excessivamente popular na actualidade
- Não ser um nome com conotações históricas ou religiosas relevantes para a generalidade das pessoas
- Não ser um nome estranho ou desconhecido

Depois de percorrer listas de nomes em Português eu e a Ana Beatriz criámos cada um a sua própria lista de nomes possíveis. Depois juntámo-nos e fomos eliminando os que o outro não gostava.

Depois de todo este processo a lista de nomes possíveis ainda era muito longa.

Era nossa intenção que o nome tivesse dois nomes próprios e dois sobrenomes.

Os sobrenomes eram óbvios com o Neto da mãe e Gouveia do pai. Ainda ponderamos a inclusão do Brazão do pai e o Palma da mãe, mas não nos pareceu bem a extensão ou o desiquilíbrio de só incluir um dos sobrenomes extra.

Em relação aos nomes próprios a escolha foi: Rita Matilde, logo, Rita Matilde Neto Gouveia.

Rita é um nome fácil, sonoro, de apenas duas sílabas, que existe com a mesma grafia e som similar em muitas línguas. Na verdade, sei agora que o nome Rita existe também em Hindi, Sânscrito e Indiano.

Estive agora a ver na web e Rita é de origem Grega e significa pérola ou filha da luz, conforme a fonte consultada. É uma derivação de Margarita que é uma forma latina de Margaret.

Em sânscrito Rita significa verdade ou verdadeira.

De acordo com as estatísticas de nomes, Rita foi um nome muito comum nas meninas nascidas na primeira metade do século XX, mas a partir de 1960 diminuiu bastante a sua utilização.

Matilde é um nome bem mais difícil, com um L - o que sempre torna a mais complicada a pronuncia. É no entanto um nome distinto de três sílabas, poderoso e afirmativo.

Do estudo na web descobri que Matilde é de origem alemã e significa poder ou poderosa ou guerreira poderosa! Bem me parecia que o nome tinha esta carga forte…

Matilde é a forma latina de Mathilda, sendo um nome que existe em Inglês, Italiano e Sueco.

As estatísticas da utilização de nomes dizem que foi um nome muito utilizado nas menidas nascidas até a década de 20 do século XX, deixando posteriormente de ser utilizado com frequência depois desse período.

Confesso que a combinação Rita Matilde não foi fácil de aceitar. A princípio não nos soava muito bem em conjunto. Na verdade não conhecemos ninguém que se chame Rita Matilde e se calhar por isso a dificuldade inicial.

De qualquer forma o nome tem a feliz coincidência de ter o mesmo número de letras entre as palavras do nome e sobrenome, o que permite muitas várias soluções gráficas interessantes.

RITA MATILDE
NETO GOUVEIA

Também permite que possam ser utilizadas diversas combinações consoante as situações, desde a casual Rita Neto, à mais pesada e séria Matilde Gouveia, passando pelas soluções intermédias de Rita Gouveia ou Matilde Neto. Enfim… ela que escolha quando crescer que nome usar e para que ocasiões! Pela nossa parte tentámos escolhemos bem e com cuidado.

3 comentários:

amsf disse...

Sinceramente não sei se Rita Madilde serão nomes fáceis de prenunciar em mandarin. Daqui a 30 anos muita coisa poderá ter mudado...Gosto de Matilde...Rita (sonoridade agressiva) não gosto...parabêns pelo filhota...tenho duas (Ana Beatriz e Mariana Filipa).

Roberto Rodrigues disse...

Esta previsto nascer quando?

Unknown disse...

O prazo considerado normal é entre as 38 e 42 semanas, ou seja, entre 23 de Março e 20 de Abril.

O procedimento habitual na Madeira é: se não nascer naturalmente até ao fim da 41.ª semana é provocado o nascimento.

Ou seja, pode iniciar-se a qualquer momento. Mas ainda não começou... :-)