No Arizona será construída uma central de produção de energia eléctrica baseada na Energia Solar.
Ao contrário do que está a ser criado em Serpa no Alentejo que aposta no fotovoltaico, a estação do Arizona aposta num sistema diferente. Os painéis solares têm lentes que concentram os raios de luz e fazem-nos incidir sobre condutas com um óleo especial e aquecem-no até cerca de 400 graus Celcius.
O óleo é condutor de calor e encaminham-no para um de dois rumos, ou para fazer ferver água e com base no velho sistema da máquina a vapor para produzir electricidade; ou então para tanques com um outro líquido com capacidade para reter o calor, para que quando já não existir sol ainda exista energia armazenada para continuar a aquecer a água por mais 6 horas.
O mais interessante deste sistema é a sua simplicidade e a facilidade de expansão até à dimensão adequada das cidades mais próximas. Pretendem ter a central pronta em 2011 e gerar 280 megawatts, o que é energia suficiente para 70 000 casas.
Este tipo de centrais custa o dobro por kilowatt do que as centrais de baseadas em vento, mas têm como principal mais valia permitirem armazenar energia para os períodos sem sol, o que não é possível de fazer com o vento, o fotovoltaico ou com a electricidade depois de produzida.
07/03/2008
Energia Solar
Por Unknown à(s) 3/07/2008 07:59:00 da tarde
Marcas: ambiente, Internacional
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário