Relembra-se hoje a passagem de quatro anos da cimeira das Lajes que decidiu fazer esta Guerra no Iraque. Quatro dias depois da cimeira começou a guerra!
Dos quatro líderes políticos da guerra (Bush, Blair, Aznar e Barroso) já só sobra Bush no mesmo cargo, mas desacreditado politicamente. Barroso foi promovido na União Europeia. Blair mantém prestígio internacional e Aznar morreu para a política depois do resultado que provocou no PP,mas ainda apareceu na campanha do Rajoy.
O anúncio da morte política destes dirigentes políticos foi, confirma-se agora, largamente exagerado...
A guerra no Iraque pode ter derrubado um ditador, mas criou muitos aspirantes a ditadores e destruiu um estado e massacrou os 3 povos que formavam o Iraque (Sunitas, Xiitas e Curdos).
Os Xiitas estão em guerra civil entre si pela disputa do poder. Os Sunitas estão em guerra com a Al-Qaeda. Os Curdos estão invadidos pela Turquia que os quer controlar.
É certo que a história ainda não acabou e daqui a 4 anos a poeira pode já ter assentado.
Para já ficou a lição de que não se derrubam regimes e ditadores sem ter uma estrutura de oposição suficientemente organizada para que pela via democrática possa ser garantida segurança e desenvolvimento a um país.
16/03/2008
4 anos depois da cimeira das Lajes
Por Unknown à(s) 3/16/2008 11:12:00 da tarde
Marcas: Internacional, politica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Para mim será lembrado como o dia em que Barroso entregou o seu CV...
Enviar um comentário