06/03/2008

Ler mais, ler mais rapido

Olhando para as estatísticas e das minhas conversas com outros bloggers, descobri que a maioria dos visitantes aos blogs navega de um para o outro à procura de novidades.

Esta forma de obter os artigos publicados nos blogs não é a mais fácil e eficiente. Existem ferramentas chamadas RSS readers (leitores de RSS) que obtêm automaticamente todos os artigos publicados nos seus blogs favoritos e os apresenta num único local.

Utilizando estas ferramentas não só o leitor fica imediatamente a saber quando foram publicados novos conteúdos (e onde), como permite-lhe escolher de entre os conteúdos novos o que ler primeiro.

Dependendo da ferramenta utilizada é ainda possível marcar os artigos como lidos, acrescentar comentários pessoais, assinalar conteúdos ou adicionar etiquetas para pesquisa futura. É ainda possível fazer pesquisas em todos os blogs subscritos, o que é muito útil.

Existem diversas ferramentas gratuitas para ler. As mais comuns são:
www.google.com/reader
http://www.rssreader.com/
http://www.feedreader.com/

Existem muitas mais alternativas… No download.com existe uma lista de 176 concorrentes aos que acima mencionei. Também existem alguns que ficam associados ao browser, o que pode ser mais fácil.


Eu sou um fã do Google Reader e por isso recomendo essa ferramenta. Na imagem acima a interface do Google Reader está em Ingles, mas também está disponível o Português do Brasil.

Por omissão, os blogs têm esta funcionalidade disponível de forma automática, pelo que será difícil encontrar um blog que não possa ser lido por esta ferramenta. Basta adicionar o endereço do blog na sua ferramenta e passará a ter todo o conteúdo actualizado.

Também existem muitos sites que disponibilizam RSS para mostrar os novos conteúdos publicados. Por exemplo: http://www.madeiratecnopolo.pt/. Quando encontrar num site esta imagem ou ou , então é nesse link que está o endereço que deve ser adicionado no seu leitor de RSS. Alguns sites disponibilizam mais do que um endereço RSS, permitindo aos visitantes seleccionar conteúdos ou a frequência com que pretendem receber as notícias.

A ideia em geral é permitir que os conteúdos lhe sejam entregues de bandeja em vez de ter que ir buscá-los. Utilizem uma destas ferramentas e terão a informação de que mais gostam entregue de bandeja num único local.

“Sirva-se à vontade” – diz o mordomo.

Sem comentários: