Passaram 5 dias desde que anunciei neste blog que afinal foi Obama quem ganhou no Texas. Hoje está confirmado. Nas primárias Hillary ganhou por 4 delegados (65 vs 61).
A distribuição dos delegados no Caucus do Texas foi 38 para Obama e 29 para Hillary.
Ou seja, Obama ganha o Texas por 5 delegados de vantagem.
http://melhor-do-que-o-teu.blogspot.com/2008/03/obama-ganha-eleies-no-texas.html
http://melhor-do-que-o-teu.blogspot.com/2008/03/o-caucus-do-texas.html
Obama tem agora 124 delegados de vantagem sobre Hillary.
Ou muito me engano ou este exemplo do Texas vai fazer correr muita tinta. Temos os mesmos eleitores com possibilidade de votar em primárias e em caucus e os resultados são tão diferentes.
É a prova inequivoca de que o método de eleição influencia o resultado.
11/03/2008
Confirmado - Obama ganhou o Texas
Por Unknown à(s) 3/11/2008 09:54:00 da tarde
Marcas: Internacional, politica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
..basta ver as eleições britânicas, onde devido à existência de circulos uninominais, o partido Liberal com votações qe podem chegar quase aos 20% a nível nacional represente apenas 4 a 5 % dos deputados da Câmara dos Comuns...
O sistema eleitoral influi muito nos resultados. Em comum todos tendem a favorecer o vencedor isto em termos de representatividade, até em sistemas mistos com ponderação com o alemão com círculos regionais e um nacional opara obter uma devida correcção de resultados.
No caso dos EUA, como já aqui aflorei, há muitos antecedentes históricos por detrás destes sistemas. Este é apenas mais um caso do género.
Mas nestas primárias democratas no Texas aplica-se o sistema proporcional.
Ter primárias em que todos votam ou caucuses em que todos os presentes votam deveriam dar aproximadamente o mesmo resultado... e não dão, como se pode ver no Texas!
Enviar um comentário