19/03/2008

Golf mete agua

Era evidente que numa ilha que não tem água, construir um campo de golf é uma loucura.
Hoje foi noticiado que a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo nunca pagou a água que consumiu desde que o campo foi criado. O valor da dívida de água ao IGA é de 1,5 milhões de euros.







Diz a mesma notícia que a água representa 1/3 das despesas... Pode ser má memória minha, mas ouvi dizer que o campo de golf não iria consumir água desalinizada porque ia aproveitar as águas residuais e chuva? Se bem me lembro a notícia que então dizia isso até chamava tontos aos que diziam o contrário...

O campo de golf do Porto Santo foi inaugurado a 1 de Outubro de 2004. A auditoria do Tribunal de Contas é referente ao ano de 2006. Ou seja, em cerca de 2 anos o campo de Golf consumiu água no valor de 1,5 milhões de euros. Na notícia é dito que o custo da água é 400 mil euros ano, mas as contas não batem certo...

Isto significa que para termos 6000 turistas do golf por ano a jogar golf (dos quais 1208 são/eram Italianos) é gasto só em água 750 mil euros por ano. Isto significa que cada turista teria de estar disposto a pagar 115€ só pelo consumo de água do campo de golf (que representa 1/3 dos custos do campo).

Penso que é escusado relembrar que o custo de obter água no Porto Santo é muito mais cara (4x) do que na Madeira... Apesar de o preço ao consumidor estar equiparado, o que representa um custo adicional para todos nós consumidores de água da Madeira.

Só como termo de comparação, ontem o Diário de Notícias - Madeira dizia que o Governo Regional não aceitava adicionar mais 500 mil euros (aos 200 mil euros já existentes no apoio) para manter a operação do operador I Viaggi di Atlantide que desde 2005 trouxe 42 mil italianos ao Porto Santo e uma receita estimada de 8 milhões de euros.

Aparentemente é totalmente aceitável pagar 750 mil euros só para pagar o consumo de água do campo de golf quando apenas 2,9% desses turistas italianos utilizaram o campo de golf...

Mas a notícia diz ainda mais coisas muito graves. Supostamente quem paga a água consumida pelos campos de golf é o orçamento regional através do IDRAM! Porquê?

Eu gostava de poder fazer investimentos privados com o estado a pagar 1/3 dos custos... Mas mesmo com esse bónus global o Campo de Golf do Porto Santo tem custos de 1300 mil euros /ano e receiras de 330 mil euros / ano, ou seja, as receitas não chegam para pagar a água...

Mesmo assim a reportagem termina dizendo que os resultados são melhores do que alguns cépticos anteviam... Sim, um prejuízo de 1 milhão de euros por ano é uma ninharia... caro é o Jornal da Madeira que custa o dobro...

Tal como o Dubai constroi jardins no deserto, também no Porto Santo se plantam relvados consumidores de água numa ilha em que até as árvores têm dificuldades em se estabelecer.


Mas no Dubai está instalada uma ditadura que tem petróleo. Na Madeira não temos petróleo!

2 comentários:

amsf disse...

Duarte Gouveia escreveu

"Apesar de o preço ao consumidor estar equiparado, o que representa um custo adicional para todos nós consumidores de água da Madeira."

Os madeirenses que tenham paciência...é a dupla insularidade...tem a vantagem de as pessoas que conhecem esta situação se aperceberem do que sentirão os "cubanos" em relação à Madeira. Esta situação é mais grave porque benefícia uma empresa e não somente os portosantenses!

Unknown disse...

Eu acho muito bem que o preço da água seja equiparado na Madeira e Porto Santo.

Mas o que se passa neste momento é que estamos a pagar água desalinizada para regar a relva do campo de golfe... Isso não acho bem.