06/03/2008

Presidenciais EUA 2008 - ponto da situação

As notícias diziam que Hillary tinha ganho 3 das 4 eleições em disputa. E é verdade! Mas as contas de delegados contam uma outra história.

Presumindo que os resultados nos caucuses mantêm a tendência actual e resultam nos resultados que apresentei no post anterior, a contagem de delegados após as eleições de 4 de Março apresentam o seguinte cenário:

Obama passou de 1319 para 1558 (+239 delegados). Hillary passou de 1250 para 1453 (+203 delegados). Ou seja, Obama aumentou a vantagem face a Hillary, apesar de ter perdido 3 dos 4 estados.

Como é que isto é possível?

Primeiro, Obama ganhou no Texas em delegados.
Segundo, existiram mais delegados inerentes que decidiram o seu apoio e apoiaram maioritariamente Obama.

Hillary conseguiu eleger na passada terça-feira mais delegados que Obama (205 vs 194 incluindo a estimativa do caucuses).
Acontece que a margem de vitória foi tão curta que existiram mais 43 delegados inerentes que decidiram apoiar Obama e outros 2 delegados inerentes que apoiavam Hillary mudaram o sentido de voto para Obama.

Hillary ganhou na terça-feira, mas foi uma vitória de Pilro.
Teve direito a ganhar na TV, a quebrar o momentum da campanha de Obama com as suas 13 vitórias consecutivas e a dar energia e motivação às suas hostes.
A verdade dos número diz que Obama alargou significativamente a vantagem.

Para mim está claro quem vai ganhar: Obama.
Espero que Hillary, que não sai humilhada desta disputa eleitoral, tenha a humildade de aceitar ser vice e dessa forma o Partido Democrata poder propor aos eleitores um dream ticket:
Obama presidente e Hillary como vice.

1 comentário:

il _messaggero disse...

Depois de estar na liderança em todas as polls feitas nos últimos 3 anos até estas primárias, não sei até que ponto Hillary estará disposta a ser vice [pese a declaração dela nesse sentido].

Julgo que este prolongar de disputa até ao fim, para além do enorme desperdício de meios e capital, apenas dará alguns trunfos ao lado republicano que irá explorar guerrilha que se instalou entre as hostes de Obama e Hillary.

no entanto a fórmula Black. Magic. Woman. teria um efeito retumbante nas urnas [e safava a Oprah de males maiores ela que sempre disse que iria estar ao lado de uma candidata que aparecesse e declarou nestas eleições o aopio a Obama...eheh]