05/03/2008

Blog - avaliar e melhorar

Passaram pouco mais de 30 dias desde que iniciei este blog. Iniciei este projecto com um objectivo claro: ao fim de seis meses ter em média 500 visitas por dia.


É momento de avaliação! Sim! Não são só os professores que têm de ser avaliados. Todos os projectos devem ser avaliados e com base nisso tomadas decisões: ou projecto tem sucesso, e/ou precisa ser reformado ou deve morrer. Passaram apenas os primeiros 37 dias de vida, mas isso corresponde a 20% do período de 6 meses que defini como objectivo.


Análise Quantitativa



Neste período existiram 602 visitantes únicos, que realizaram 1714 visitas e viram 3666 páginas. Isto significa que em média cada visitante veio ao site 3 vezes e por cada visita viram 2,14 páginas. Em média cada visita tem a duração de 3 minutos e 20 segundos.

O gráfico apresenta-se regular de acordo com o padrão dia útil / fim de semana. Não apresenta um crescimento de visitas diárias.

Analisando as visitas por origem temos que 90% das visitas são de Portugal e 5,7% de outros países da CPLP.

Comparando estes dados com os objectivos definidos temos que, após 37 dias, este blog tem em média 46 visitas por dia, ou seja, para alcançar os 500 visitas/dia tenho de multiplicar por 11 os visitantes diários nos próximos 5 meses.

Este blog tem mantido uma taxa regular de 35% de novos visitantes por dia. Também foram 35% os visitantes que apenas visitaram o site uma vez neste período. Visitaram entre 2 a 8 vezes 30% dos visitantes e 35% visitaram o blog mais do que 9 vezes. Entre estes últimos existem 4% de utilizadores que visitam o blog mais do que uma vez por dia.

Os visitantes chegaram a este blog: 49% através de links de outros blogs regionais; 17% introduzindo directamente o endereço (provavelmente utilizando os favoritos); 15% utilizando os motores de pesquisa. Os outros visitantes chegaram a este blog através de referências em sites diversos. O número de visitantes através de motores de pesquisa tem vindo a aumentar de forma consistente dia após dia, o que é uma boa notícia.

Muito poucos utilizadores utilizam subscribers RSS para verem os conteúdos, o que é estranho. Isso justifica em parte a utilização tão forte dos links de uns blogs para os outros… Esta não é a forma mais fácil de ler blogs… Tenho de escrever um post sobre este assunto.

A generalidade dos visitantes (61%) vê apenas a página principal do blog e não as páginas detalhadas, o que é natural, mas isso não me permite ter dados de análise sobre os conteúdos mais populares. Não parece existir qualquer correlação entre o número de posts ou o tema dos posts e o número de visitantes diário ou nos dias seguintes.

Este blog tem tido uma média de 5,7 posts por dia, tendo como picos 17, 15, 14 e 11 posts por dia. Em apenas um dia não houve posts devido ao Luto pelo Sr. Juvenal das Achadas da Cruz.

Análise Qualitativa

Na minha opinião no blog tem sido colocados conteúdos interessantes. São essencialmente conteúdos de dois tipos:

A) A minha opinião sobre diversos assuntos, tipicamente política regional ou eleições e revoluções pelo mundo.

B) Conteúdo que encontrei noutras fontes e que me pareceram valer a pena reproduzir, tipicamente vídeos ou notícias.

No entanto, existem relativamente poucos comentários. Apenas o António Freitas e o Baby Boy Swim costumam comentar os artigos e muitas vezes não chego a responder aos comentários.

Em relação às minhas expectativas iniciais tenho feito poucos posts sobre viagens e sobre informática. Não fiz quase nenhum post sobre política nacional e europeia o que é inaceitável.

Numa auto avaliação parece-me que os post costumam ter conteúdo personalizado e enquadramento suficiente para que pessoas que não estejam no contexto daquele conteúdo consiga entender a mensagem.

Tenho evitado ser um “monge copista”. Quase todos os conteúdos têm a minha marca ou opinião, mesmo que seja só no título.

Não tenho prestado suficiente atenção à escrita, a pressa tem-me levado a carregar demasiadamente depressa no “publicar”. Tenho de passar a rever os textos antes de os publicar.
Tenho feito posts sobre assuntos diversos, mas isso também pode ser uma desvantagem por não ter um público alvo para o blog. O blog tem estado muito centrado no emissor e pouco no receptor.

Em relação à quantidade de posts parece-me que 5,7 posts por dia é um número aceitável.

Em relação à extensão dos posts não tenho sido muito consistente. Por vezes curtos, por vezes muito longos. Tenho que moderar os posts longos (este é uma excepção J).

Decisões Tomadas (a ordem é irrelevante)

- Lançar o much-better-than-yours com os conteúdos relevantes para um público alvo mais vasto e em inglês

- Criar novos blogs com a mesma linha gráfica, mas orientado ao público alvo (política madeira; política geral em português; política internacional; parapente; viagens; tecnologia; Copy&Paste)

- Definir para cada blog um tipo de posts (linguagem, estilo, multimédia, tamanho dos posts e frequência) Ou alternativamente com o WordPress ter feeds separadas para cada assunto.

- Definir objectivos de curto prazo para cada um dos blogs

- Transferir o(s) blog(s) para um domínio onde tenha mais controlo sobre a base de dados e sobre o código que posso colocar no site. Sendo Eng.º Informático sinto-me muito limitado no blogspot.com.

- Passar a utilizar o WordPress como plataforma para os blogs

- Configurar o WordPress com ferramentas adicionais

- Passar a incluir referências para outros posts e outros sites com um design standard

- Registar domínios próprios para os diversos blogs.

- melhorar o design do(s) blog(s)

- incluir um menu de navegação entre blogs

- permitir que os utilizadores se registem no blog e passem a poder ter a indicação do que já leram. Implementar também uma solução de mensagens privadas.

- segmentar a galeria de imagens (destinos das viagens; parapente; família e amigos)

- aumentar a variedade de tipos de publicidade nos blogs

- fazer mais comentários nos blogs alheios

- unificar a lista de referências a blogs e aumenta-la

- aumentar a lista de blogs lidos regularmente adicionando mais blogs nacionais

- melhorar a qualidade das imagens colocadas no blog. Compor imagens, manipular imagens, posicionar as imagens no texto.

- experimentar fazer posts em formato vídeo e áudio

- melhorar os links cruzados entre artigos e apresentados de forma sistemática no fim do artigo (e com aspecto pré-definido)

- Melhorar as tags dos artigos

- Acrescentar ferramentas de classificação e de partilha como o Digg.

- Criar um site map

- Completar as referências aos artigos no final da página principal

- Fazer backup da base de dados

- Criar um Favicon

- Diversificar as fontes de anúncios

- Criar séries de posts com sequências lógica

- Criar conteúdos em formato tutorial para os bloggers

- Fazer análises de outros blogs, sites e ferramentas Web

Xiii vou levar uma eternidade a ter isto tudo feito…
Caros leitores, têm mais sugestões?

Publicidade
Se quer saber como é que sei tantas coisas sobre os visitantes do meu blog e gostaria de ter a mesma informação sobre o seu blog contacte a minha empresa. Por apenas 50€ e em apenas uma hora podemos instalar as estatísticas no seu blog e dar-lhe formação sobre o que significam os diversos dados e como utilizar a ferramenta via Internet.

5 comentários:

amsf disse...

Isto não parece um blog mas uma empresa...e multinacional ainda por cima...Se for pai como parece já vai ter com que se entreter caso a bebé tenha dificuldades em dormir de noite! LOL!

il _messaggero disse...

para efectuar todas as mudanças que preconizas, terás que te desmultiplicar em dois ou três...

Bom sentido de auto-crítica e bom post. Pessoalmente gosto do blog [a tua cobertura das eleições dos EUA é interessante] e é sempre um prazer visitá-lo, dado que considero que a qualidade do mesmo merece ;)

P.S. Podias era meter algumas fotos de voos de parapente - no meu blog há quem já tenha voado à pendura [jay] e quem gostaria de "cravar" um voo [eu]..a ver se da próxima vez que for à ilha, o pai dele está disponível para isso.

Unknown disse...

Antes de mais obrigado pelas mensagens.

Este blog é mais ou menos uma empresa... Chama-se EU, S.A. e vende ideias por um baixo preço.
:-)

É um projecto pessoal, mas é um projecto a sério. Aliás tenho dificuldade de estar onde quer que seja sem ser empenhado a sério.

Talvez por isso não me tenho dado mal em quase nada em que me empenho. Enfim... às vezes existem externalidades que tornam difícil alcançar os objectivos...

Mas que vai dar trabalho vai...

Unknown disse...

Posso tentar uma cunha para um voo em bi-lugar. Eu não posso fazê-lo porque ainda não tenho a experiência e a formação necessária para o fazer.

Tem estado uma bezaranha e não dá para voar em segurança com esta intensidade de vento... Vou fazer um post de um voo antigo.

Unknown disse...

il_messaggero, não percas este post!

http://melhor-do-que-o-teu.blogspot.com/2008/03/obama-ganha-eleies-no-texas.html