04/03/2008

Tiros de calor para controlar manifestantes


Os americanos criaram uma nova arma para controlar manifestantes violentos. Em vez de mandar jantos de água ou gás lacrimogénio ou bastonadas, os americanos propõe agora uma arma que imite raios invisíveis que criam um calor insuportável no corpo dos manifestantes.

Parece-me que esta arma tem um problema de interface homem - máquina. É que como os raios não se veêm, os manifestantes sentem o incómodo insuportável do calor e têm que se afastar mas podem não perceber que é a polícia que o está a provocar... o que pode ser contraproducente.

Uma coisa é certa, com os raios de calor as televisões não poderão transmitir as imagens sempre incómodas das bastonadas, jactos de água ou gás lacrimogénio. Esta é uma arma de controlo de manifestantes mais "limpa". O máximo que as TV poderão captar em imagens é os manifestantes terem um ar meio aparvalhado quando são atingidos pelo calor e fugirem... o ar aparvalhado que se pode ver no filme acima não abona para a credibilidade dos manifestantes. :-)

2 comentários:

amsf disse...

"Os americanos criaram uma nova arma para controlar manifestantes violentos."

Tem a certeza!? A mim parece-me que ela pode ser usada para disperçar qualquer tipo de manifestantes...legais/ilegais...pacíficos/violentos e etc. É o tal estado policial universal para o qual o mundo tende. O facto de este sistema poder ser usado sem que a opinião pública se dê conta da repressão (hoje em dia a imagem é tudo)torna-o extremamente perigoso sociológicamente falando. Sem falar que este sistema usa micro-ondas que até podem enviabilizar a captação de imagens televisivas. O cidadão está a conceder ao Estado poderes legais e tecnológicos que permitirão as élites controlarem os cidadãos sem que a generalidade dos próprios se dêem conta do facto. Seria bom que pelo menos algumas pessoas, apesar de nada poderem fazer contra, se dessem conta de para onde caminhamos. A segurança tem sido usada como pretexto para a violação dos direitos individuais e para a manutenção de élites no poder.

Unknown disse...

A arma pode ser mal utilizada, como a generalidade das armas e esta é particularmente oculta...

O Estado tem o exclusivo do uso da violência nas circunstâncias previstas na Lei. Cabe aos cidadãos fiscalizar o estado par evitar os abusos.

Mas esta arma pode ser mal utilizada... Sem dúvida.