Este sábado vão a votos 3 estados para os Democratas (Louisiana, Nebraska, Washington) e 2 estados para os Republicanos (Louisiana e Kansas).
Os delegados eleitos neste momento são:
Hillary Clinton: 1033 (incluindo 193 super delegados inerentes)
Barak Obama: 937 (incluindo 106 super delegados inerentes)
John Edwards: 26 (desistiu)
Neste momento Hillary tem 96 delegados de vantagem e faltam eleger 2053 delegados.
Hillary teve uma má semana na imprensa. As sondagens sobre a eligibilidade que indicam que Obama vence a McCain enquanto que a corrida Hillary - McCain está empatada foram o mote para um tom de pessimismo.
Os Republicanos preferem que ganhe a Hillary do que Obama, porque Hillary tem mais inimizades e une os Republicanos no combate à sua candidatura.
Obama é mais difícil de combater politicamente porque não tem registo histórico e é um candidato que transmite esperança e energia num discurso quase religioso. Como é que os Republicanos combatem um discurso destes?
Os estados que hoje vão a votos elegem relativamente poucos delegados.
Louisiana - 9 delegados
Nebraska - 5 delegados
Washington - 11 delegados
É provável que Obama ganhe esta noite, mas conseguirá recuperar apenas 3 ou 4 delegados de desvantagem na conta total que neste momento lhe dá uma desvantagem de 96.
Mais importante para Obama do que os delegados hoje em causa é ganhar momentum e ter a oportunidade de fazer um discurso de vitória de 20-30 minutos em directo na televisão.
Obama ganhou mais estados (13/22) do que Hillary na super terça-feira, mas Hillary ganhou nos estados que elegem mais delegados.
A disputa está ao rubro...
09/02/2008
Pimarias americanas - 9 de Fevereiro
Por Unknown à(s) 2/09/2008 11:03:00 da manhã
Marcas: Internacional, politica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário