16/02/2008

O valor da informação ( III )

A informação tem um conjunto de características peculiares. O valor de uma informação depende do momento e do destinatário.

Um dos princípios básicos da economia é que para haver uma transacção, o vendedor só vende se conseguir pelo menos superar os custos e o comprador só compra se o benefício que obtém é, na sua opinião, maior do que o preço que tem de pagar.

Quando na sociedade da informação o vendedor consegue duplicar a informação praticamente sem custos, e quando praticamente não existem segredos, a informação perde valor com o passar do tempo e tem necessariamente um baixo custo.

O “comprador” de uma informação, na maior parte das vezes, não consegue avaliar o valor da informação enquanto não a conhece. Depois de a conhecer não está disposto a pagar por algo que já consumiu sem custos. É a velha história do homem que morria de sede no deserto. Pelo primeiro garrafão de água está disposto a pagar uma fortuna, mas pelo segundo não está disposto a pagar praticamente nada.

3 comentários:

amsf disse...

Mais uma excepção...A psicologia afirma e explica que uma informação que corrobora aquilo que já sabemos é mais facilmente aceite (comprada) do que uma que corresponde aos nossos "preconceitos". Conclusão: uma informação que corresponde àquilo que já sabemos é "comprada" enquanto que uma que é novidade não é "comprada"...

Unknown disse...

Se a informação corrobora uma ideia já existente numa pessoa reforça a sua convicção pessoal. Certo!

Mas um consumidor está disposto a pagar um valor alto por essa informação adicional de pouco valor acrescentado?

Acho que em geral as pessoas estão mais despertas para o que à sua volta confima as suas ideias pré-concebidas.

Assim, um pessista vê sempre primeiro e com mais impacto os aspectos negativos do que o rodeia.
Um optimista vê primeiro os aspectos positivos...

Tal como vemos primeiro nos outros os nossos próprios defeitos.

Segundo a teoria da informação existe maior quantidade de informação numa informação surpreendente do que numa que já conheciamos... vou fazer um post sobre isto para falar mais sobre isto.

Unknown disse...

http://melhor-do-que-o-teu.blogspot.com/2008/02/teoria-da-informao.html