29/02/2008

Juvenal Isidoro Carvalho

Queda mortal nas Achadas

O Presidente da Junta das Achadas da Cruz morreu numa queda de 150 metros

Data: 29-02-2008


O presidente da Junta de Freguesia das Achadas da Cruz morreu ontem de manhã, cerca das 11h30, na sequência de uma queda de cerca de 150 metros na zona do teleférico daquela freguesia do concelho do Porto Moniz. Juvenal Isidoro Carvalho, de 73 anos, estava a trabalhar na reparação de uma conduta de abastecimento de água de rega à fajã das Achadas da Cruz quando ocorreu o acidente, que elevou para nove o número de quedas mortais naquela zona.



A vítima, que cumpria o segundo mandato à frente da Junta de Freguesia, estava a trabalhar juntamente com Francisco Gomes, tesoureiro da Junta de Freguesia, tendo este acabado por ficar ligeiramente ferido no acidente, que terá tido origem num pequeno deslizamento de terras.



A zona sobranceira à Fajã das Achadas da Cruz é propensa à ocorrência de quebradas, e foi uma delas que, este mês, danificou a conduta de água que abastece as explorações agrícolas da zona. "O Juvenal foi lá arranjar aquilo, e quando estava a limpar o entulho da zona acabou por deslizar com ele", disse o senhor Açafrão, que explora um bar nas imediações. O deslizamento, de acordo com outro popular, causou ferimentos ligeiros em Francisco Gomes, que foi assistido no Centro de Saúde local, em estado de choque.



O corpo de Juvenal Carvalho caiu directamente para o calhau junto ao mar, e foi resgatado por populares, evitando assim que fosse levado para longe da costa pelas ondas de grandes dimensões, que são habituais naquela zona. A iniciativa de reparar a conduta danificada partiu da vítima que na qualidade de presidente da Junta de Freguesia e igualmente no papel de agricultor com terrenos na fajã, decidiu resolver o problema. A mulher encontrava-se também nas imediações do local do acidente, a preparar o almoço para o marido e o colega da Junta de Freguesia, na casa que a família tinha na fajã.



Uma família que tem passado, nos últimos tempos, por momentos de grande angústia, já que há cerca de duas semanas o filho do casal morreu na África do Sul, onde estava emigrado. Esta morte consternou a população das Achadas da Cruz para quem o presidente da Junta de Freguesia era uma pessoa muito estimada. "Era um bom homem, que ajudava os vizinhos mesmo antes de se meter em políticas", disse uma vizinha da vítima, enquanto outro lamentava a falta de segurança daquela levada muito procurada por turistas e madeirenses para passeios a pé.



"Já morreram oito pessoas naquela zona", disse Açafrão, acrescentando que duas dessas mortes foram de familiares de Juvenal Carvalho. Primeiro foi a sobrinha, da parte da mulher, que morreu numa queda em 1968, e mais recentemente um cunhado da vítima, que também não resistiu aos ferimentos sofridos num acidente ocorrido naquela levada.



Os Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz foram chamados, mas nada puderam fazer, pois Juvenal Carvalho teve morte imediata. Mesmo assim, o resgate do corpo e o transporte de Francisco Gomes ao Centro de Saúde foi complicado, pois os únicos acessos à fajã são a vereda onde ocorreu o acidente e o teleférico, que não estava a funcionar normalmente por estar em manutenção. Apesar disso, a presença no local de um técnico responsável pela manutenção daquele transporte, que serve turistas e agricultores, permitiu que a equipa de salvamento utilizasse o teleférico para trazer o corpo até à estrada.



A Polícia de Segurança Pública também esteve presente no local e tomou conta de uma ocorrência que enlutou a freguesia menos populosa da Região.



Freguesia, concelho e PS estão de luto



Juvenal Carvalho cumpria o segundo mandato na Junta.



A notícia da morte de Juvenal Carvalho chocou todos os que o conheciam. Homem respeitado na freguesia, com fama e proveito de honestidade e trabalho, acabou por ser vítima dessa mesma dedicação à população local. Gabriel Farinha, presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, foi um dos ficou "transtornado" com a tragédia. "É uma morte a lamentar que deixa uma profunda tristeza", disse o autarca, que embora pertencendo a uma diferente família política - Juvenal Carvalho foi eleito pelo PS e Farinha pelo PSD - fez questão de estar presente no local e confortar os familiares a vítima. "Não existe política nestas situações", vincou o presidente do Porto Moniz. O PS concorda, e a direcção regional do partido fez ontem saber que vai assinalar o luto com a suspensão, durante três dias, de toda a actividade política dos socialistas madeirenses. Para já, a Junta de Freguesia das Achadas da Cruz está sem liderança, mas a presidência deverá ser ocupada em breve por Miguel Rodrigues Lucas, que até agora era secretário daquele órgão autárquico e número dois na lista de Juvenal Carvalho.




Márcio Berenguer

Sem comentários: