16/02/2008

O valor da informação ( V )

Se exceptuarmos o tempo e a qualidade do produto, a única forma de valorizar uma informação é através de externalidades, como é o caso da publicidade.
Um produtor de conteúdos disponibiliza espaço ao anunciante que procura “olhos” para os seus produtos.

A publicidade correlacionada com a informação que está a ser apresentada é uma excelente forma de prestar um serviço adicional ao consumidor final.

Por exemplo, a publicidade que existe neste blog e que é fornecida através do Google Adsense, depende do conteúdo que é apresentado em cada página. Os anúncios apresentados estão correlacionados com as palavras utilizadas, pelo que se o leitor tem interesse no assunto apresentado é muito provável que também tenha interesse nas publicidades que são apresentadas. Vale a pena olhar para os anúncios que são apresentados para cada post consultando cada página individualmente.

Conclusão

Os produtores de conteúdos, como são os membros da blogosfera, ao incluírem um espaço de publicidade no seu blog estão a prestar um triplo serviço à Sociedade da Informação.

Disponibilizam gratuitamente aos leitores links relacionados que provavelmente lhes são úteis.

Disponibilizam aos anunciantes uma forma de se darem a conhecer aos clientes relevantes num mundo infinito de informação, onde é difícil ser encontrado.

Rentabilizam a produção de conteúdos em favor do produtor de conteúdos através desse serviço, ainda que ao benefício de uns meros cêntimos por cada click.

Todos ficam a ganhar, por isso sugiro-vos que incluam publicidade nos vossos blogs para benefício de todos.

4 comentários:

amsf disse...

Publicidade? Não, muito obrigado! A vida não está fácil mas não exageremos!

amsf disse...

Publicidade!? Não, muito obrigado! A vida está difícil mas não tanto!

MMV disse...

Pois, esqueceu-se de dizer que essa "publicidade" traz spam adicional...

Unknown disse...

Não é pelo valor que se justifica a publicidade, mas sim pelo serviço que presta a todos: leitores, anunciantes e produtor de conteúdos.

Até este momento a publicidade que tenho neste blog só me proporcionou a ridicula quantia de $1,25 (1 dolar e vinte e cinco centimos...)

Mas a verdade é que consigo obter mais de 100€ por mês pela publicidade que tenho noutros sites informativos...
Irrelevante? Cada um sabe de si...