13/02/2008

Primarias americanas - ponto da situacao

Ponto da Situação nas Primarias Americanas para os Democratas

A convenção tem ao todo 4049 delegados. Existe um vencedor quando alguém conseguir ter 2025. Logo, Obama precisa de mais 810 delegados. Hillary precisa de mais 835.

A convenção é composta por 3253 delegados eleitos e 796 inerentes (19,6%).

Neste momento já definiram o seu sentido de voto 390 delegados inerentes.

Faltam decidir:
a) Existem 406 delegados inerentes que que ainda não definiram o seu sentido de voto.
b) Faltam atribuir das eleições no Potomac de ontem 65 delegados.
c) Faltam eleger 1147 delegados nos estados que ainda não votaram.
d) Os 26 delegados eleitos por John Edwards têm liberdade de voto e Edwards ainda não fez nenhum endorsement pessoal.
e) O que fazer com os estados rebeldes da Florida e Michigan?

Os meus comentários:

a) Dificilmente os delegados inerentes que ainda não decidiram votarão em sentido diferente dos seus estados e/ou do resultado nacional.
Obama tem ganhou em 22 dos 33 estados que já votaram (não estou a contar com a Florida e Michigan).

Neste momento não se sabe qual é o resultado nacional, mas presumindo que é um empate e que o critério estadual passa a ser mais importante, temos que:

Entre os estados que já votaram e em que Obama ganhou existem os seguintes delegados inerentes que ainda não decidiram o seu voto:
Alabama: 4, Connecticut: 5, Washington DC: 10, Georgia: 9, Illinois: 10, Kansas: 5, Maine: 7, Minnesota: 7, Idaho: 2, Delaware: 5, Colorado: 8, Nebraska: 3, North Dakota: 4, South Carolina: 6, Utah: 3, Washington: 11, Alaska: 3, Luisiana: 6, Maryland: 13, Missouri: 8, Virginia: 8
Total: 138

Entre os estados que já votaram e em que Hillary ganhou existem os seguintes delegados inerentes que ainda não decidiram o seu voto:
Arizona: 5, California: 31, Massachusetts: 12, New Hampshire: 0, New Mexico: 6, Arkansas: 3,
Nevada: 5, New Jersey: 8, New York: 7, Oklahoma: 7, Tennessee: 11
Total: 95

Se for este o cenário Obama está em larga vantagem.

b) Os delegados da eleições de ontem que ainda faltam atribuir serão maioritáriamente para Obama em virtude do resultado eleitoral superior a 60%.

c) Entre os estados que ainda não votaram está o Texas que tem muitos delegados e onde Hillary pode recuperar. É um estado com muitos hispanicos, eleitorado que apoio Hillary e não Obama.

d) Eu estou convencido que a maioria destes delegados serão para Obama, como argumentei aqui.

e) Este pode ser o pomo da discórdia entre Hillary e Obama.
Florida e Michigan foram penalizados pelo partido por terem decidido realizar as primárias antes de 5 de Fevereiro, contrariando a decisão do partido.
Originalmente a Florida elegia 210 delegados e o Michigan 156, logo são dos maiores estados da américa.
A penalização foi que os delegados destes estados não contavam para a escolha do Presidente.

Hillary tem toda a vantagem em que existam novas eleições primária na Florida porque existe um grande eleitorado hispanico. Os candidatos não fizeram campanha neste estado, mas foram a votos e o resultado foi: Hillay 53%; Obama 33%; Edwards 14%.

Em Michigan também não ouve campanha e apenas Hillary manteve o seu nome no boletim de voto. Teve 55%, mas 40% votaram em uncommited, ou seja, delegados que não estão comprometidos com nenhum candidato.

Para Hillary a melhor solução para o impasse é repor o direito de voto a estes delegados, uma vez que com essa estratégia ela conseguiria ter mais 197 delegados (111 delegados da Florida e 86 do Michigan), enquanto que Obama só conseguiria 70 na Flórida. Existiriam ainda 29 delegados de Edwards na Florida e 70 uncommited, que como argumentei anteriormente deveriam votar Obama. Se todas estas premissas se verificassem Obama conseguiria apenas 169 delegados (70+29+70), logo Hillary ganhava uma vantagem de 28 delegados.

Para Obama existem várias opções:

- Não aceitar nenhum novo compromisso e ficar como está
- Aceitar realizar Caucus nesses estados
- Aceitar realizar Primárias nesses estados

O opção de ficar como está é capaz de ser a mais simples e fácil de argumentar... é não mudar as regras do jogo durante o jogo.

A opção de realizar caucus pode ser interessante para Obama. Os caucus são assembleias onde participam os eleitores, "discutem" durante uma hora e depois votam.
A diferença entre as primárias e os caucus é que nas primárias vota-se apenas sem a discussão prévia.
Tipicamente os caucus ocorrem nas povoações mais pequenas, o que não é de todo o caso da Flórida e do Michigan.
Obama tem tido sempre vantagem nas votações que foram baseadas em caucus, porque tipicamente apenas participam nestas eleições os mais entusiastas e não a generalidade da população. Obama tem muitos mais entusiastas...
Por causa disto os caucus são também muito discutidos em termos de democraticidade.

A opção de realizar primarias novamente na Flórida e no Michigan tem como principal óbice o custo de repetir o processo eleitoral. Para Obama não é o cenário mais interessante devido aos hispanicos e penso que só o aceitará este cenário se tiver uma margem confortavel ou se for mesmo um político especial...

Conclusão, o cenário é muito favorável para Obama.

Sem comentários: