16/02/2008

O valor da informação ( IV )

Qualquer informação que pode ser copiada sem custos perde valor com o tempo, porque fica cada vez mais disponível e conhecida, logo tem menos valor comercial.

O tempo é um dos factores que pode acrescentar valor ao produto informação. O problema hoje não é o da distribuição por um qualquer canal, mas sim ter a informação mais completa, sem erros, correlacionada e entregue imediatamente pelo meio mais vantajoso para cada cliente final.

O segundo grande critério é a qualidade da informação. Para um cliente final a informação tem mais qualidade se for personalizada e interpretada aos seus interesses.
Uma outra forma de acrescentar qualidade é com a autenticidade e credibilidade da fonte, algo que é uma característica difícil de conquistar e fácil de perder.

Finalmente, a informação tem mais valor se tiver um formato fácil de transformar, nomeadamente, associar outra informação ou mudar a forma como é apresentada.
Uma informação recebida numa folha de cálculo tem mais valor do que uma informação num texto em formato electrónico, que por sua vez tem mais valor do que num formato impresso, que por sua vez tem mais valor do que uma informação transmitida por um meio irrepetível como a TV e a rádio.

2 comentários:

amsf disse...

A informação enquanto propaganda ganha valor quanto mais conhecida é, e valoriza-se quanto mais perdura. Como vê há excepções...

Unknown disse...

Tens razão, mas não me refiro a informação de marketing - publicidade - propaganda.

Ninguém compra publicidade...

A propaganda tem tanto mais valor quanto mais conhecida se olhar-mos apenas na optica do anunciante. Se somar-mos à equação os concorrentes e o público alvo da campanha provavelmente temos uma soma nula (ou quase).

Por outro lado a valorização não é infinita. A partir de um momento a mensagem na propaganda morre ou pelo menos tem de ser reempacotada...