15/02/2008

Palacio de Sao Lourenco - Patrimonio Nacional

Monteiro Diniz, o representante da República para a Madeira, disse que o Palácio de São Lourenço é património de toda a portugalidade e não do Funchal, tal como o Mosteiro dos Jerónimos não pertence a Lisboa ou o Mosteiro da Batalha à Batalha.

Concordo plenamente com ele. Mas a questão que me parece mais importante é saber se numa terra turística como a Madeira, se o edifício com mais potencial turístico deve estar ocupado com a residência oficial de um representante da República e com instalações militares?

O primeiro andar do palácio é bonito! Este representante da República pode ser louvado pelo esforço de recuperação do palácio. É também verdade que o Palácio é por vezes visitável, mas a maioria dos madeirenses nunca o viu por dentro.

Será que o poder real do representante da República se limita hoje ao poder de utilização do palácio? Expressei num post anterior a minha opinião sobre o cargo.

Espero é que ninguém pense em transformar o Palácio de São Lourenço na nova residencia oficial dos órgaos de governo próprio da Região ou numa pousada pestana...

Sem comentários: