A informação tem um conjunto de características peculiares. O valor de uma informação depende do momento e do destinatário.
Um dos princípios básicos da economia é que para haver uma transacção, o vendedor só vende se conseguir pelo menos superar os custos e o comprador só compra se o benefício que obtém é, na sua opinião, maior do que o preço que tem de pagar.
Quando na sociedade da informação o vendedor consegue duplicar a informação praticamente sem custos, e quando praticamente não existem segredos, a informação perde valor com o passar do tempo e tem necessariamente um baixo custo.
O “comprador” de uma informação, na maior parte das vezes, não consegue avaliar o valor da informação enquanto não a conhece. Depois de a conhecer não está disposto a pagar por algo que já consumiu sem custos. É a velha história do homem que morria de sede no deserto. Pelo primeiro garrafão de água está disposto a pagar uma fortuna, mas pelo segundo não está disposto a pagar praticamente nada.
16/02/2008
O valor da informação ( III )
Por Unknown à(s) 2/16/2008 05:11:00 da manhã
Marcas: informática, politica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Mais uma excepção...A psicologia afirma e explica que uma informação que corrobora aquilo que já sabemos é mais facilmente aceite (comprada) do que uma que corresponde aos nossos "preconceitos". Conclusão: uma informação que corresponde àquilo que já sabemos é "comprada" enquanto que uma que é novidade não é "comprada"...
Se a informação corrobora uma ideia já existente numa pessoa reforça a sua convicção pessoal. Certo!
Mas um consumidor está disposto a pagar um valor alto por essa informação adicional de pouco valor acrescentado?
Acho que em geral as pessoas estão mais despertas para o que à sua volta confima as suas ideias pré-concebidas.
Assim, um pessista vê sempre primeiro e com mais impacto os aspectos negativos do que o rodeia.
Um optimista vê primeiro os aspectos positivos...
Tal como vemos primeiro nos outros os nossos próprios defeitos.
Segundo a teoria da informação existe maior quantidade de informação numa informação surpreendente do que numa que já conheciamos... vou fazer um post sobre isto para falar mais sobre isto.
http://melhor-do-que-o-teu.blogspot.com/2008/02/teoria-da-informao.html
Enviar um comentário