28/01/2008

Conteudos, muitos e bons!


Um blog é tanto mais atractivo quanto melhores conteúdos disponibilizar.

Natureza dos Conteúdos

Os conteúdos mais atractivos na Web são os vídeos e as imagens. Estes conteúdos são muito mais apelativos e conseguem captar e manter mais visitantes do que conteúdos com apenas texto.

Obviamente que a qualidade da escrita, o humor, a polémica, o fora do comum e a identificação pessoal tornam um conteúdo muito mais atractivo. Construir bons conteúdos depende da capacidade de quem os escreve… Vou dar o meu melhor…

Neste blog serão utilizadas sempre que possível imagens e vídeos. Tentarei também apresentar ferramentas fora do comum, tirando partido dos meus conhecimentos de informática mas também, há que assumi-lo com frontalidade, para promover os serviços informáticos da minha empresa.

Design

Tão importante como os conteúdos é a sua “embalagem”. O design do site é um elemento muito importante para deixar os visitantes satisfeitos. Bons conteúdos com mau design “sabem mal”…

Para arrancar com este blog escolhi um modelo de entre os 16 que me foram apresentados por omissão. Escolhi o que me pareceu ter um estilo mais Web 2.0, fundo branco, cores suaves e com uma organização de 2 colunas tendo o conteúdo no lado esquerdo…

Irei personalizar este design a seu tempo… Na verdade já tenho uma imagem pronta para o topo do meu blog há muito tempo… Primeiro é necessário criar um conjunto mínimo de conteúdos antes de pensar no design – afinal de contas uma “embalagem” sem conteúdo também não serve de nada…

Guia de Estilos

Uma das primeiras tarefas que vou realizar é definir um guia de estilos para o blog. O guia de estilos define como serão mostrados os vários títulos, os links externos e internos, as citações, os blocos de publicidade, etc. Enfim… eu depois mostro-vos o guia de estilos deste blog.

Visitantes

Um blog pode ter dois tipos de visitantes, os regulares e os que encontram um conteúdo com base numa pesquisa.

Para os visitantes regulares é essencial ter conteúdos actualizados, para que a cada visita seja interessante e dessa forma se promova a próxima visita.

Existe uma grande variedade de técnicas que permite aumentar o número dos visitantes que encontram o site através de um motor de pesquisa. Quanto melhor posicionado estiver o blog em cada palavra-chave relevante mais visitantes terá.

Mercado Alvo

Sendo este blog em língua Portuguesa tem de ter como mercado alvo todos os falantes da língua portuguesa no mundo. Do pouco que conheço dos blogs de madeirenses, parece-me que esse é um dos seus defeitos: estão demasiado centrados neste umbigo do mundo que é a Madeira. Para ter muitos visitantes é necessário olhar para o mundo e não para o umbigo.

Os assuntos abordados num blog são também decisivos para o seu sucesso. Se um blog for apenas sobre parapente terá necessariamente poucos visitantes.

Segundo o artigo do Diário de Notícias – Madeira que despoletou a criação deste blog, a maioria dos blogs de madeirenses é sobre política e partidos. Que tema tão pouco interessante… ;-) Como é que querem leitores se só falam de política?

Neste blog a política surgirá entre muitos outros conteúdos muito mais interessantes, tais como:

  • Férias e viagens
  • Informática e internet
  • Desporto
  • Notícias e comentários
  • Sexo e prazer

Que assim seja!

Sem comentários: