30/01/2008

America vai a votos 2

Votos contados na Florida e acertei em apenas 5 das 7 previsões... Só falhei a principal que era quem ficava em primeiro Romney ou McCain.

Pensei que a situação económica chegasse para dar uma ajuda a Romney, mas não chegou. Assim e de uma assentada, McCain ganha 57 delegados à convenção, vai ter o apoio de Giuliani que vai desistir e recupera a possibilidade de obter donativos para a campanha quando a conta já estava nas lonas.



Na minha opinião a corrida eleitoral já tem vencedores finais, quer no lado dos Republicanos, quer dos Democratas.

Nos republicanos McCain solidifica a vantagem que já tinha nas sondagens em termos nacionais, recupera capacidade financeira e obtém o apoio do seu amigo Giuliani que desiste.
Para aqueles que achavam que não voltaria a existir um presidente (ou candidato) como o Bush, eis que surge McCain. Deus nos valha com as escolhas destes americanos...
Huckabee será seguramente o escolhido para candidato a vice-presidente.

Nos democratas, apesar da eleição ser a feijões uma vez que não seriam eleitos delegados, ficou novamente claro que Obama perde com 20 /70 nos hispanicos para Hillary. Sem os hispanicos Obama não chega à vitória.
O número de votantes nas primarias dos democratas tem sido espantoso. Existe uma grande movimentação a favor de Obama entre os jovens. Eleição após eleição batem-se recordes de participação nos democratas, o que é uma excelente perspectiva para as eleições gerais em Novembro deste ano.
Nem o apoio dos Kenedy chegará para mudar o cenário.
Penso que no pensamento dos democratas está a visão de 16 anos no poder: 4+4 com Hillary e Obama como vice, seguidos de outros tantos com Obama. É um cenário muito interessante...

Sem comentários: