28/01/2008

Artigo no Diario de Notícias - Madeira

O artigo do Diário de Notícias - Madeira que me motivou a criar o blog foi este





http://www.dnoticias.pt/Revista.aspx?file_id=dn04015201270108

Quem vê blogues não vê caras

A Madeira tem uma blogosfera em crescimento, muito dominada por assuntos ligados à política e aos partidos. Aqui ficam as caras e opiniões de alguns dos principais bloguistas madeirenses

"Existe uma demissão da participação cívica das pessoas não ligadas aos partidos políticos". A percepção de um dos conspiradores 'às 7', Gonçalo Santos, aplica-se tanto ao mundo real como ao virtual. Essa é uma das razões pelas quais o blogue 'conspiracaoas7.blogspot.com' pretende ser um espaço de participação cívica, tanto para os seus autores como para os visitantes.

A designação Conspiração não tem um significado especial, nem pretende dar pistas sobre o tipo de conteúdo do blogue. "É um nome com alguma piada e que chama a atenção" explica Gonçalo Santos. 'Às 7' porque um amigo terá afirmado: "Todas as conspirações são às sete". Assim é. De resto, o bloguista é completamente contra algo precioso à conspiração, o segredo, o anonimato. Gonçalo Santos classifica de "execrável" os blogues e os comentários que, a coberto do anonimato, produzem julgamentos na praça pública, sem grande hipótese dos visados se defenderem.

A opinião é de alguém que diz não ter razão de queixa do mundo virtual. Pois, como lembra, as maiores discordâncias acontecem com os companheiros de bolg.

O 'conspiraçãoas7' regista um número de visitantes diários um pouco acima dos 100, com duas excepções. Foi quando o jornal Público o referenciou. Em cada um desses dias houve cerca 700 visitas. BERDADEIRAMENTE INTERESSANTE "Uma 'mercearia blogosférica' do Norte da Madeira para todo o Mundo, onde tudo e todos têm lugar". É como o autor de um dos blogues de maior sucesso na Madeira define o seu espaço virtual.

O 'berdades.blogspot.com' nasceu em Novembro de 2005 um pouco por curiosidade. Marcelino Teles explica que viu, num outro blogue, um link que dizia construa o seu blogue'. Abriu e foi por ali adiante. 'Berdades' foi a palavra escrita sem a percepção exacta de que esse seria o nome do blogue. Mais tarde acrescentou 'da boca p'ra fora'. Assim ficou completo o nome de um programa que na altura fazia na Rádio Santana, no qual era protagonista o 'Compadre Jode', que hoje se transferiu para a RDP.

Tem uma média diária de acessos de 270, uma das mais elevadas conhecidas na Região. Tanta notoriedade que já despertou o interesse de algumas entidades para publicitarem produtos e serviços. Só uma o conseguiu, a 'Dr.a Solange' e é por permuta, não existe dinheiro envolvido.

Antes de começar, Marcelino Teles achava que criar e manter um blogue seria uma tarefa difícil, até porque não sabia inglês. Mas descobriu que afinal é fácil. Além disso tem se empenhado em melhorar o seu espaço, para o que tem contado com a ajuda de outros bloguistas, não só da Madeira. O esforço tem valido a pena. A conhecida revista 'Exame Informática', no número do próximo mês, avalia o Berdades e gosta, apenas faz uma reparo. Algo que, com o humor que o caracteriza, Teles devolve. Sugere também à revista que o chame Teles, Marcelino Teles, e não Sapo, como o fez.

Hoje, Teles, que trabalha no Tribunal Administrativo do Funchal, diz-se viciado no blogue, no qual investe cerca de uma hora e meia por dia, quase sempre à noite.

Como Gonçalo Santos, o bloguista não concorda com blogues anónimos. O máximo que está disposto a aceitar nessa condição é alguns comentários. ULTRACONHECIDO "Não se trata de desistir perante as críticas, porque essas comentam-se, rebatem-se, discutem-se. Trata-se de reagir e de resistir perante crápulas sem escrúpulos, pessoas que andam entre nós, que tomam uns copos com pessoas nossas conhecidas, que todos os dias entram e saem de instituições que depois criticam cumprimentado pessoas que enxovalham." Esta é a explicação que Luís Filipe Malheiro dá para, se não parar, pelo menos abrandar significativamente o seu ultraperiferias.blogspot.com.

Apesar 'desactiviado', o blogue de Malheiro é provavelmente o de maior notoriedade na blogosfera madeirense. O Ainda secretário-geral adjunto do PSD e chefe de gabinete do presidente da Assembleia Legislativa muitas vezes assumiu opiniões no blogue que desagradaram não só adversários, como a companheiros de partido. Ganhou muitas inimizades.

POLITICAMENTE ASSUMIDO É presidente do grupo parlamentar do PS-Madeira e um caloiro na blogosfera da Madeira. Victor Freitas tem um blogue desde o dia 12 deste mês. Criou o replicaecontrareplica.blogspot.com pela necessidade que sentiu de transmitir o que pensa, mas também de receber opiniões. Será uma forma de melhor perceber a Madeira e de ajudar outros a fazerem o mesmo, de um ponto de vista político.

Victor Freitas pretende fugir à ditadura da agenda mediática e, de alguma forma, poder lançar temas e notícias que não estejam na comunicação social.

Investe cerca de uma hora diária nessa actividade e já começa a recolher os frutos. Em apenas duas semanas, conta mais de 2.000 acessos.

Outro blogue maioritariamente dedicado a assuntos políticos é o urbanidades-madeira.blogspot.com de Rui Caetano.

O professor e coordenador autárquico do PS sente-se bastante recompensado com o seu blogue. Costuma actualizá-lo à noite, quando regressa das aulas, ou de manhã, para o que chega a levantar-se mais cedo.

Ainda hesitou em entrar no mundo da blogosfera, mas deixou-se convencer pela mulher e pelos amigos. "Acabei por apanhar o vício", confessa.

As cerca de 120 visitas diárias ao site são apenas um dos incentivos. A oportunidade de comunicar e até conhecer pessoas atraio-o. Outro dado que revela com satisfação é que já 'reencontrou' três amigos, que havia muito tinha perdido o rasto.

Com um cariz também político, mas menos marcado, está o blogue do ex-presidente da JP, Roberto Rodrigues. Desenhador, a trabalhar na Câmara da Ponta do Sol, é, dos bloguistas contactados, o que diz gastar menos tempo diário com o mundo virtual. Cerca de um quarto de hora por dia.

O grande incentivo é a possibilidade de "passar para fora o que pensamos sobre diversas temáticas". Em cortardadireita.blogspot.com, Roberto Rodrigues fala um pouco de tudo, desde a política à filatelia, passando pela arquitectura.

Conta mensalmente com mais de 3.000 visitantes. Um número que considera aliciante.

A seguir deixamos uma relação de blogues madeirenses, da qual se exclui todos os de autor não identificado. Muitos mais haverá, mas ainda existe espaço para muitos outros, principalmente os que visam uma participação cívica, à semelhança do que já vai acontecendo no resto do país.

Blogues madeirenses

http://a-minha-teia.blogspot.com/
Natalie Afonseca

http://abrupto.blogspot.com/
José Pacheco Pereira

http://amorsemedo.blogspot.com/
Anete Marques Joaquim

http://apontamentossemnome.blogspot.com/
Carlos Pereira

http://atitudejota.blogspot.com/
JSD

http://bastaqsim.blogspot.com/
Miguel Luís da Fonseca

http://berdades.blogspot.com/
Marcelino Teles

http://bertahelena.blogspot.com/
Berta Helena

http://bestofmadeira.blogspot.com/
Nuno Morna

http://bisbis.blogspot.com/
Amigos do Parque Ecológico

http://bmfunchal.blogs.sapo.pt/
Biblioteca Municipal do Funchal

http://buzico.blogs.sapo.pt/
Virgílio Nóbrega

http://casadopovodafajadaovelha.blogspot.com/
Casa do Povo da Fajã da Ovelha

http://cp-saoroquedofaial..blogspot.com/
Casa do Povo São Roque do Faial

http://conspiracaoas7.blogspot.com/
Sancho Gomes, Bruno Macedo, Angelino Câmara, Carlos Rodrigues, Teresa Ruel, Magno

http://cortardadireita.blogspot.com/
Roberto Rodrigues

http://escorregadacurvadegauss.blogspot.com/
Vera Barros

http://esquerdarevolucionaria.blogspot.com/
Roberto Almada

http://estrangeiros.blogspot.com/
Vitor Sousa

http://funchal.blogspot.com/
Ricardo Figueira

http://furiadocajado.blogspot.com/
Figueirede Robles

http://gastronomiamadeira.blogspot.com/
Miguel Fernandes

http://horamadeira.blogs.sapo.pt/
Alberto Pita

http://ilhadamadeira.weblog.com.pt/
João Carvalho Fernandes

http://madeirasurf.blogspot.com/
Orlando Pereira

http://o-rabo-do-gato.blogspot.com/
Lília Mata

http://olhodefogo.blogspot.com/
Nélio Sousa

http://pensamadeira.blogspot.com/
António Freitas

http://podeserliberdade.blogspot.com/
Agostinho Soares

http://porta34.blogspot.com/
Miguel Donato, Lénia Serrão, Luís Filipe Santos

http://radioliberdade.com.sapo.pt/
Eduardo Fonseca

http://replicaecontrareplica.blogspot.com/
Victor Freitas

http://rodinet.blogspot.com/
Rodolfo Gouveia

http://shinobi-myasianmovies.blogspot.com/
Jorge Soares

http://sobrevoando.blogspot.com/
Luís Vilhena

http://ultraperiferias.blogspot.com/
Luís Filipe Malheiro

http://urbanidades-madeira.blogspot.com/
Rui Caetano

Sem comentários: