28/01/2008

Estivadores e seus patrões: Temos força ou não temos?










De pouco serviram os cartazes do PND! Os estivadores, os seus patrões e o Governo Regional, numa demonstração de força, vêm aumentar os preços do transporte marítimo mostrando quem têm força. São mais 10€ na taxa de combustível, mais 6€ numa nova taxa ISPS, mais 4% para os estivadores (que já ganhavam extremamente bem), 2,5% para a Autoridade Portuária, etc.

Será que o Presidente da República estava a falar dos salários milionários dos estivadores da Madeira na mensagem de ano novo? Espera, não... era para os gestores.

Certo é que a situação actual não dá mostras de mudar. Eu já estive a pensar na profissão para a minha filha que vai nascer daqui a uns meses e quero ver se a convenço a ser estivadora. Ganha-se bem, trabalha-se poucos dias na semana e as lesões frequentes (devido à natureza da actividade, claro) dá direito a descansos prolongados em casa (para recuperar da doença, claro).

Falando mais a sério, a ideia de verdadeira liberalização dos portos apresentada pelo Virgílio Pereira está a precisar de mais spin! Alguém tem por aí um microfone?



Não faz sentido os constrangimentos que a actual lei de cabotagem coloca aos armadores para operar no mercado interno. É uma lei proteccionista que tem como reverso da medalha os custos mais elevados para as ilhas por falta de concorrência.

A Lei da Cabotagem é irrealista em muitos aspectos, nomeadamente frequência e preço para todas as ilhas.
Sabiam que segundo essa lei o transporte para o Porto Santo (a partir do continente) tem de ter o mesmo preço que para a Madeira?
Sabiam que as frequências exigidas impedem que operadores internacionais possam concorrer com os operadores nacionais?

Os madeirenses continuam impávidos e serenos. Afinal de contas são só mais 16€ num roubo total de 977€ por contentor de 20 pés.

Eu cá acho que os 16€ faziam-me falta para jogar no EuroMilhões… mas assim jogam eles por mim… boa sorte!


Sem comentários: