29/01/2008

America vai a votos

America vai hoje a votos no estado da Flórida. Um dos mais importantes estados vota nas primárias para decidir que candidato Republicano e Democrata é escolhido.


Também hoje, Bush faz o seu último discurso do Estado da Nação. Com a perspectiva de recessão e uma aprovação pública do seu mandato de apenas 30% vamos ver o que ele diz... Uma coisa é certa: vai ter palmas... nisso os Americanos são muito sólidos... Presidente é Presidente!




A eleição nos democratas é mais ou menos a feijões, já que o partido penalizou este estado por estar a fazer as primárias antes de 5 de Fevereiro. Supostamente os delegados eleitos não vão contar para a eleição de delegados à convenção... A ver vamos se assim será...


A mesma situação já tinha ocorrido nos democratas no estado do Michigan. Nesse estado, o Obama e o Edwards retiraram o seu nome do boletim de voto. A Hillary decidiu manter o nome e ganhou com larga vantagem ao "uncommited" ou seja, os delegados não adstritos a nenhuma candidatura. Desta vez, nenhum dos outros candidatos retirou o nome do boletim de voto.
As sondagens dão grande vantagem a Hillary, que já começou a fazer pressão para que estes delegados possam ter acesso e voto na convenção de Denver lá para meados do ano.


Do lado dos Republicanos a luta é muito mais interessante e equilibrada.


Temos o McCain que é uma nova versão do Bush em termos de orientação política. É um heroi de guerra, familia de militares até à quinta geração, que foi capturado e torturado (se não me engano no Vietnam) e que por causa disso não consegue levantar os braços acima dos ombros. A sua campanha é Iraque - Terrorismo - Baixar os Impostos.
O McCain vai à frente nas sondagens nacionais, mas neste momento tem menos delegados eleitos do que o Romney.


Mitt Romney é um milionário Mormon. Tem bom aspecto, fala bem e tem dinheiro para gastar na campanha sem ter de andar aflito a angariar fundos, como os demais candidatos. A sua experiência é sobretudo no privado e não teve cargos em Washington.
O seu tema de campanha é a Economia e Baixar os Impostos.
De entre os Republicanos este é o meu preferido (o menos mau!).
Penso que o Romney vai ganhar hoje porque o tema da economia está na berra com a queda da bolsa na semana passada. As sondagens Florida têm dado o McCain à frente por margem mínima nas últimas semanas. Antes disso, neste estado e no país sempre esteve à frente o Giuliani.


Rudy Giuliani era governador de Nova Iorque quando ocorreu o 11 de Setembro. A sua estratégia é idêntica à de McCain, com a desvantagem (na perspectiva dos Republicanos) de ser mais moderado do que aquele.
Giuliani escolheu uma estratégia muito arriscada nestas primárias. Não fez campanha nos primeiros estados (onde não estava bem nas sondagens e onde os republicanos são mais radicais) e esteve o tempo todo a fazer campanha no estado da Flórida que hoje vai a votos.
O seu objectivo era ganhar neste estado em que se aplica a regra winner-takes-it-all. O candidato com mais votos elege todos os delegados. A Flórida é um dos três grandes estados em termos de delegados, juntamente com o Texas e a Califórnia.
Rudy liderou as sondagens na Florida e no país durante meses... e agora, à beira da praia perdeu completamente a vantagem que tinha e está aflito. Hoje é um dia decisivo para ele... se tiver um resultado calamitoso provavelmente nem chega à super terça-feira - dia 5 de Fevereiro.
Eu ainda acho que hoje o Rudy vai conseguir um forte terceiro lugar, o que lhe vai permitir manter o animo e continuar na corrida. Pelo menos até 5 de Fevereiro.

O quarto e último candidato com hipóteses é Mike Huckabee. Pastor Baptista que tem como temas de campanha a defesa da vida (contra o aborto) e baixar os impostos.
Surgiu tarde na campanha e veio colmatar a falta que os Republicanos sentiam de um candidato que fosse mais radical na defesa da vida.
Huckabee é um republicano radical, mas bastante simpático e bem humorado. É muito provavel que venha a ser o candidato a vice-presidente, independentemente de quem for o republicano vencedor (McCain ou Romney). É que McCain e Romney não se suportam um ao outro e Huckabee consegue garantir-lhes o voto ultra-conservador, que sem ele provavelmente ficava em casa e não ia votar.
Huckabee não tem experiência de Washinton, mas foi um Governador com boas referências.
Na semana passada na Carolina do Sul, um estado conservador, Huckabee era suposto ganhar e teve um duro revés. A vitória foi para McCain porque Huckabee dividiu os votos conservadores com outro candidato radical (Thompson) que entretanto já desistiu. Thompson e Huckabee também tinham contas por acertar...


As minhas previsões para as eleições de hoje:


Nos Democratas
1.º Hillary (com larga vantagem)
2.º Obama
3.º Edwards


Nos Republicanos
1.º Romney (com vantagem mínima)
2.º McCain
3.º Giuliani
4.º Huckabee

Sem comentários: