05/04/2008

Energia nas Algas

Gostei da proposta de produção de energia com base nas algas para o Porto Santo. É uma excelente ideia e parece-me que deve ser apoiada pela oposição.

Já o objectivo de ultrapassar os 95% das necessidades energéticas é claramente excessivo. Tal como é excessivo dizer que se vai exportar combustível...

Vou guardar esta declaração do Vice-Presidente... É mais uma daquelas declarações que vão dar jeito daqui a uns tempos, como aquele em que o João Cunha e Silva disse que as Sociedades de Desenvolvimento iam pagar-se a sí próprias e não iam onerar em nada o orçamento regional...

Outra coisa que me fez rir foi ver o director da Empresa de Electricidade da Madeira (Rui Rebelo) dizer que o projecto não têm impactos ambientais nenhums! Ai não que não tem...

Disse também o mesmo director que o projecto irá custar 10 milhões de euros... Eu aposto que vai custar pelo menos 100 milhões, porque não vai ter a rendibilidade que estão à espera e porque vão surgir muitos custos ambientais.

Mesmo assim parece-me que vale a pena apoiar politicamente o projecto. Porque é uma aposta na energias renováveis e faz sentido apoiar a investigação e desenvolvimento dessa área.

Se se produzir electricidade a baixo custo no Porto Santo até se poupa meio milhão de euros por ano com a dessalinização da água para o Campo de Golf. :-)

Até vai dar para recriar os jardins suspensos da Babilónia no Porto Santo com tanta água a custo zero... e sem impactos ambientais... Deixa-me rir...

1 comentário:

amsf disse...

Fiquei com a sensação de que o presidente da EEM ou não estava a par do dossier ou estaria mentir...não senti que ele estivesse a acreditar naquilo que afirmava. Esta tecnologia lembrou-me a história de um navio que aportou recentemente na Madeira e que estaria a fazer experiências com algas (lançar ferro para acelerar o crescimento?). Falou em algas mas também em plâncton o que me deixou confuso...não falou em fitoplâncton mas em plâncton...