13/04/2008

Novidades da Rita e da Ana

A Ana e a Rita tiveram alta anteontem, quinta-feira. Ou seja, desde essa altura deixei de ter tempo de fazer posts no blog.





A chegada a casa decorreu sem qualquer problema e rapidamente se colocaram em marcha os planos operacionais. Todos funcionaram sem problemas de maior.
A Rita adaptou-se muito bem ao novo ambiente e gosta bastante do colo do pai. :-)

A Rita come bem, dorme cada vez melhor, chora pouco e quando o faz é com razão objectiva e perceptível. O choro a dizer que quer comer é particularmente claro, tal como vinha nas instruções. :-)

Não parece ser uma bebé demasiado sensível às variações de luz, ruído ou temperatura… mas a ver vamos se assim continua.

Com a Ana é que as coisas não estão assim tão fáceis. Ainda no hospital já começaram a surgir problemas com os mamilos que começavam a ter feridas e a não recuperarem no tempo necessário para as mamadas.

Depois, com a subida do leite, começou a ser difícil conjugar a necessidade de alimentar a criança, mamilos que sangram pelas feridas e a necessidade e fazer sair o leite em excesso para evitar as mastites.

Na sexta-feira fomos logo pela manhã pedir ajuda ao Centro de Saúde para melhorar a técnica de retirada do leite e pedir conselhos.

Aproveitamos estar no Centro de Saúde para marcar as consultas e fazer o teste do pezinho, que tendo de ser feito entre o 3.º e 6.º dia era a melhor data tendo em conta o fim-de-semana que se aproximava.

Enquanto a Ana era assistida, eu e a Rita fomos para outro andar tratar do resto. Bom… parece-me que não devem ser muitos os homens a acompanhar bebés recém nascidos a estes procedimentos… Apesar de ter sido muito bem tratado por todos, parecia que me viam como um extraterrestre - um homem com uma recém nascida confortavelmente instalada no slim não se vê todos os dias...

Também me parece incrível o procedimento burocrático nesta primeira ida ao Centro de Saúde. Em poucos minutos percebi várias melhorias possíveis ao procedimento.
Pode ser defeito profissional, mas para mim é muito fácil olhar para um procedimento e imediatamente optimizá-lo, torná-lo mais simples, mais rápido, com menos dependências e consequentemente mais fácil. Onde será que andam os políticos à frente do Serviço Regional de Saúde? Será que não vêem o que é óbvio? Ou será que nunca utilizaram o serviço pela via normal?

Ainda passamos rapidamente pela InforQuali para pôr as coisas em dia. Vejam como a Rita fica no slim e como ter as mãos livres permite trabalhar e ter a bebé debaixo de olho…



Ao final do dia tivemos que ir até ao hospital por causa da dificuldade em lidar com as feridas e a quantidade de leite produzida. Também pedimos ajuda telefónica ao SOS amamentação. De facto, a aplicação correcta de bicos de amamentação, banhos quentes, gelo, manteiga de cacau, gretalvite e compressas esterilizadas começou a dar resultados e esse problema foi, para já, superado.

Hoje, Sábado, a Rita permitiu-nos um sono mais longo. Eu e a Rita dormimos 5 horas seguidas... um luxo! A Ana levantou-se antes por vontade própria. Não sei como é que ela consegue permanecer acordada, deve estar sobre forte efeito de químicos naturais…

Outra novidade é que o cordão umbilical já caiu esta manhã.

À tarde até deu para preparar a refeição em biberões, deixar a Rita com os avós maternos e ir às compras de uns extras que se mostravam necessários.

Entretanto surgiu outra complicação com a Ana. Começaram a emergir membranas fragmentadas que não tinham sido devidamente expelidas no final do parto. Isso levou-nos novamente ao hospital.

Aparentemente já foram retiradas todas as membranas, mas a Ana ficou internada para melhor acompanhamento da situação. Naturalmente a Rita foi internada com a mãe.

Preocupam-me os impactos deste novo problema nos outros problemas que já se estavam a resolver, nomeadamente os pontos e ematoma de companhia, a amamentação com os novos constrangimentos de estar novamente no hospital.
Vamos também ver como é que a Rita reage a mais esta mudança de ambiente.

Entretanto, com a Rita e a Ana no hospital voltei a ter tempo para fazer posts no blog e montagens de filmes. Cá vão eles...

1 comentário:

amsf disse...

Convém que não te babes muito com a Matilde "debaixo de olho" pois podes a afogar! LOL!
Felicidades!