06/05/2008

Indiana e Carolina do Norte

Estão a decorrer as eleições nos estados do Indiana e Carolina do Norte com enorme participação.
Estão a bater-se todos os recordes de participação dos eleitores nestas primárias.

Indiana é um estado totalmente republicano e com primárias abertas, ou seja, qualquer eleitor independentepode escolher qual o candidato democrata escolhido.
Uma vez que o candidato republicano está escolhido é provável que os muito republicanos vão às urnas escolher o "pior" candidato democrata.
Desde Março que Hillary ultrapassou Obama nas sondagens do Indiana, estando agora com uma vantagem de 4%. Não me admiraria nada que Hillary ganhasse com mais de 10%, uma vez que numa perspectiva nacional, os Republicanos acham mais fácil para McCain ganhar a Hillary do que ganhar a Obama.
Indiana elege hoje 72 delegados. Se Hillary ganhar por 10% de vantagem conseguirá recuperar 7 delegados à sua desvantagem actual de 143 delegados.

Carolina do Norte é um estado com um quarto da população negra, logo, repetindo-se o que tem acontecido noutros estados naquela zona e no país, Obama terá mais de 80% dos votos dos negros, o que é quase impossível de recuperar com o resto do eleitorado que se divide de forma equilibrada.
A Carolina do Norte elege 115 delegados. Se Obama confirmar a vantagem de 7% ganhará 8 delegados de vantagem face a Hillary.

O mais provável nesta noite é que cada um dos candidatos ganhe um dos estados, o que deixará a diferença basicamente na mesma em benefício de Obama.

Neste momento ainda existem 277 superdelegados que ainda não decidiram o seu voto...

Sem comentários: