13/03/2008

Os engarrafamentos simplesmente acontecem

Ciêntistas Japoneses fizeram a seguinte experiência: colocam numa pista circulas 22 veículos com iguais distâncias entre si e pedem aos condutores que conduzam a uma velocidade constante de 30Km/h.

Inicialmente tudo corre bem, mas com o tempo as distâncias entre carros começam a variar e acaba por acontecer um engarrafamento que se propaga à velocidade de 20Km/h, tal como acontece nos engarrafamentos reais.

Na minha opinião as vias rápidas e auto-estradas do futuro tem de passar a ter um sistema de controlo de velocidade que garanta que cada veículo segue a uma determinada velocidade (consoante a via em que se encontra).

Na minha opinião o valor da portagem deveria ser de acordo com a velocidade / via escolhida. Os que querem ir mais depressa pagam mais. Os que aceitassem ir nas vias mais lentas pagavam menos.

Um sistema desta natureza evitaria acidentes e também permitiria que não fosse necessário garantir estradas alternativas às auto-estradas.

Garantindo uma velocidade constante não surgem engarrafamentos e todos chegam ao seu destino mais cedo e sem acidentes...

4 comentários:

amsf disse...

Na via da direita iam todos à velocidade constante de 90 Km e na da esquerda a 120 por ex.? Se assim fosse tudo indica que os "lentos" é que deviam pagar menos pois na via da direita, durante o mesmo período de tempo, transitariam menos automóveis do que na da esquerda!

Unknown disse...

Exacto. Os lentos à direita e pagam menos. Os rápidos à esquerda e pagam mais.

amsf disse...

Correção: onde digo menos queria dizer mais...

Os "lentos" é que deviam pagar mais e não menos pois nessa via transitariam lógicamente menos carros. Essa via no mesmo espaço de tempo "transportaria" menos carros pelo que devia pagar mais de forma a ser tão rentável quanto a outra. Tudo dependeria também da procura que tivesse uma e outra...a mais procurada teria um preço superior pelo que só perante a procura do consumidor é que se poderia definir os preços...

Unknown disse...

Já estás a complicar em demasia António...

Daqui a pouco a melhor solução é ter uma bolsa de valores com acções para cada via e os condutores decidiam se mudavam de via ou não consoante o preço do momento... :-)