30/06/2008

Gaula

Estou de volta à Madeira e uma vez que não me parece que vá existir nenhuma reunião dos órgãos próprios do PS para analisar os resultados eleitorais de Gaula, faço-o aqui publicamente…

Começo por manifestar a minha solidariedade com os candidatos socialistas e agradecer aos 70 eleitores de Gaula que votaram no PS!

É também necessário cumprimentar os únicos vencedores deste processo eleitoral - o PSD.

Tal como eu já tinha previsto, o PSD ganhou as eleições! Com os conflitos públicos no PS de Gaula e com a divisão por duas listas, o mais normal seria a dispersão de votos e a vitória do PSD… Foi o que aconteceu…

Mas a dispersão de votos entre o PS e o “Povo de Gaula” não foi propriamente equilibrada… Eu esperava uma distribuição mais equilibrada entre estas listas, apesar de tudo…

A lista do “Povo de Gaula” também perdeu. Não só perdeu nesta eleição, como também perdeu estrategicamente, porque este resultado torna muito difícil o sucesso do projecto pessoal do Filipe Sousa de concorrer a Santa Cruz daqui a um ano. Por arrastamento também perderam o CDS-PP e o BE.

A CDU faz uma festa não só por ter conseguido o apoio de eleitores tradicionalmente do PS e por ter tido mais votos do que o PS, mas também por ter tido mais protagonismo do que o BE e o CDS-PP. Para a CDU é uma festa ver os demais partidos da oposição de rastos…

Mas sobre o PS é necessário fazer mais alguns comentários…

Parece-me que o PS esteve mal na estratégia que implementou e continua mal nos poucos comentários posteriores ao resultado eleitoral.

O PS e o seu líder não podem andar meses prosseguindo uma estratégia de uma ampla coligação autárquica em 2009 e recusar um projecto integrador em 2008 (pelo menos com o CDS-PP e BE) liderado por figuras conotadas com o PS…

Na última convenção, a minha posição foi claramente contra essa estratégia de coligação no actual cenário político nacional, mas uma vez que a direcção quis, legitimamente, implementar essa estratégia, tinha de ser coerente e apoiar uma lista de oposição com possibilidades de ganhar.

A actuação do líder do PS neste processo pareceu mais uma vingança e uma defesa da honra ofendida do que uma actuação racional na defesa institucional do Partido que lidera.

João Carlos Gouveia tem dito vezes sem conta que o que importa é derrubar o regime. Não importa ganhar uma Freguesia ou uma Câmara se não for derrubado o regime.
Eu acho esta ideia um completo disparate! O PS precisa de credibilizar quadros políticos através da sua actuação autárquica…

Mas se o João Carlos Gouveia acha as autarquias irrelevantes, e nomeadamente Gaula, porque é que lhe deu mais importância do que ela tem?
Porque é que encarou estas eleições antecipadas como encarou?
Devido à sua atitude, o resultado eleitoral, fosse ele uma eventual vitória do PS ou uma provável derrota, seria sempre um péssimo resultado estratégico para o PS por dividir o eleitorado socialista…

Se o que é mais importante é derrubar o regime, conforme afirma o João Carlos Gouveia, então o PS não pode sobrevalorizar o estado de alma do Filipe Sousa e não pode ter medidas desproporcionadas face à “infracção” do Filipe Sousa de achar que é mais fácil ganhar eleições na Madeira com listas de independentes…

O PS não pode dizer mal de quem já o representou e achar que o eleitorado compreende…

O João Carlos Gouveia ataca os camaradas que se lhe opõem como ataca o PSD e esquece-se das coisas que diz e faz… Aponta para os outros, nomeadamente a anteriores direcções, as responsabilidades pela sua manifesta inabilidade em gerir pessoas.

Gostaria de referir, sem no entanto aqui reproduzir, o que o João Carlos Gouveia disse na última reunião da Comissão Regional realizada no Eden Mar onde clarificou a sua estratégia para as eleições autárquicas de 2009… Os que lá estiveram até ao fim da reunião sabem do que falo… Nessa altura o “conflito” com Filipe Sousa ainda era uma criança… e o incendiário era o João Carlos Gouveia…

Com o João Carlos Gouveia, mesmo depois de bater bem forte com a cabeça na parede, a estratégia continuará a ser jogar-se de cabeça contra a parede e cada vez com mais força… até que se abra uma brecha na parede ou já não exista cabeça… E quem no PS achar que não é esse o caminho para ultrapassar o muro será acusado de estar a “fazer o jogo do PSD” e será atacado com a mesma veemência…

É por isso que o João Carlos Gouveia está cada vez mais sozinho… vai de depuração em depuração até que no fim só ficará ele, qual mártir, a se jogar de cabeça e com a máxima força que restar contra a parede…

Felizmente já só falta um ano para terminar o mandato… Como o tempo passa depressa…

7 comentários:

amsf disse...

Sinceramente, quando um líder voluntarista sente que os quadros com algumas responsabilidade no partido não se dedicam à "luta" quanto deviam tende a extremar posições ou a proteger o seu futuro político. Eu pessoalmente não sei quem condenar mais: se o voluntarista ou se os que se resguardam políticamente!

Unknown disse...

Caro António,

Eu, pelos vistos, não me "resguardo politicamente", uma vez que apresento a minha opinião publicamente...

Mas de facto existem muitos socialistas calados.
Uns são supostamente apoiantes, mas estão calados e pouco activos.
Outros não lhes agrada o rumo, mas também preferem estar calados e sossegados...

Eu preferia falar nos órgãos do partido, mas uma vez que o órgão não reune...

amsf disse...

Não me referia a alguém em particular mas a todos "nós"!

MMV disse...

Nem sei que escrever perante isto...

Sendo eu alguém que defende o PSD, acho que esta refexão devia ter sido feita no seio do partido e não aqui...

Acho que escolheu o lugar errado, foi baixo atacar o seu líder... Esta atitude foi de pura vingança e cinismo para o seu líder!

Devia apoiar e estar sempre ao lado do líder enquanto ele for líder e não escrever certas passagens!

Eu não sou ninguém para dar lições de moralismo... Mas enfim...

Unknown disse...

Não há vingança nem cinismo nas minhas opiniões.

Não devo fazer de conta que concordo com opções que não me parecem que vão dar bom resultado. Acho pelo contrário que é dever dos militantes dizerem o que pensam... no local próprio sempre que possivel...

Apoiar o líder independentemente do que faça só com ditadores...

Que tu Baby Boy o faças com o Alberto é problema teu. Fazes o mesmo com a Manuela Ferreira Leite?

MMV disse...

Eu não militante do PSD, daí a Manuela Ferreira Leite não ser minha líder, mas caso fosse podia ter opiniões divergentes, contudo há que haver grande parte de convergência! Porque só nesses momentos é que se pode levar o barco a bom porto e conseguir várias conquistas!

Não é em ditaduras que se apoia sempre o líder e estamos ao lado do líder! Aconselho a tirar alguns conselhos dos livros que são aplicados à gestão, desde o Sun Tzu - Arte de Guerra e os do Maquiavel desde ao Principe passando também pela Arte de Guerra... E veja o que diz do General!

Estar na oposição na Madeira já é difícil e se houver divergências no próprio partido ainda é pior!

Eu como madeirense, que quer o melhor para a Madeira, quero é que o PS esteja solido, firme e unido para que o PSD seja melhor... Porque se um adversário for forte o PSD terá que trabalhar muito mais e fazer muito mais pelos madeirenses...

É claro que isto não passa unicamente da minha opinião!

Acho que o João Carlos Gouveia tem sido muito melhor líder do que o Jacinto Serrão, mas por o JCG querer acabar com certos poleiros e tachos andam alguns a lhe cair em cima...

Pode ser que em 2009 venha o Dom Sebastião lá do Turismo para a Madeira aturar, e ser queimado!

Freitas disse...

Gostei de ver e louvo a assumpção das suas ideias. Por estarmos inseridos numa determinada entidade como um partido político, não que dizer que tenhamos de dizer sim a tudo o que o líder diz, faz ou acha.

Um grande bem haja. You have got to stand a point.
Agora veja se lhe acontece como ao Prof Virgílio Pereira (pessoa que admiro por ter essa mesma atitude) e é posto numa cadeira, isolado de todo o resto do grupo, durante o congresso.

Melhores cumprimentos