Fiquei muito satisfeito com a entrada da EasyJet para as ligações Funchal-Lisboa.
Eu sempre achei que a liberalização era um bom modelo desde que existisse concorrência!
No entanto duas empresas ainda não é verdadeira concorrência! Ter TAP+SATA+EASYJET é ainda um oligopólio!
O modelo de liberalização seguramente funcionará e vai baixar o preço se os madeirenses usarem o poder de escolha enquanto consumidores.
Faz-me muita confusão como é que o PP, ideologicamente mais defensor da liberalização, avançou logo a pedir intervenção pública em vez de deixar o mercado funcionar... fico a pensar... Será que são mesmo de direita?
Mesmo com a entrada da EasyJet vão continuar a existir queixas... afinal de contas é preciso comprar o bilhete com antecedência... paga-se pela bagagem extra... Não dão comida e bebida a bordo... etc.
Ainda vamos ouvir falar de pessoas a se queixarem que compraram viagens na TAP para o Natal mais caras e que agora com os preços da EasyJet acham que foram roubadas...
Meus caros, é o mercado a funcionar!
Eu viajei 40% mais barato para o continente com a TAP do que o fazia antes da liberalização e com a EasyJet a diferença ainda será maior...
15/07/2008
Afinal a liberalizacao pode funcionar...
Por Unknown à(s) 7/15/2008 04:42:00 da tarde
Marcas: Madeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Meu caro, acabei de ler o seu post e não concordo quando diz que viajou na TAP 40% mais barato devido à liberalização.
Se bem se lembra, o que a TAP fez foi uma PROMOÇÃO, e não baixou os preços das viagens como resultado da liberalização. Por isso julgo que está a confundir alhos com bugalhos.
Agora espero que de facto a liberalização traga preços mais atractivos para os madeirenses.
É bom que não esqueçam que a EasyJet terá sempre preços mais baratos que a TAP, até pelo tipo de serviço que presta, mas que os preços na aviação tenderão a aumentar com o aumento dos preços dos combustíveis. Se a ciência não descobrir uma alternativa ao crude creio que o auge da aviação comercial já passou. As viagens aéreas tenderão a ser proibitivas para o cidadão comum!
Ao Duarte,
Essas tuas duvidas relativamente ao CDS, não se justificam. A Direita democratica, deve e tem de ser sensível a questões sociais.
Por outro lado o CDS sempre foi a favor da liberalização, só que a liberalização que o CDS defende é aquela que o tal Grupo de Trabalho formado para o efeito sempre defendeu. Estas são neste momento as melhores soluções para um mercado como o nosso, onde a liberalização pura e simples não funciona, como temos vindo a verificar.
Tem calma que o processo esta no inicio e muita volta vai dar!!!...
Por outro lado, importa referir que a TAP não baixou os preços, muito pelo contrario. O que aconteceu é que estes a certa altura para camuflar esse aumento de preços, fizeram uma promoção, que tu, eu e outros tantos soubemos aproveitar. Mas de facto os preços no geral não baixaram.
Um abraço
RR
Enviar um comentário